terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Banda desenhada 9º Ano

Comunicação visual: Banda Desenhada
EB Ribamar



Exposição na BE/ CREE
Novembro 2011


A banda desenhada é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. É também chamada a "Nona Arte".

A construção de uma narrativa de B.D. obriga a um planeamento prévio do trabalho. Este deve estruturar todos os detalhes relativos às personagens da história, às suas características, aos diálogos que vão realizando e às sequências de imagens que contam a história.
As falas e/ou pensamentos das várias personagens e as legendas podem ser integrados a cada um dos desenhos, de modo a clarificar o desenrolar da narrativa.

PRANCHA: formato de uma página de B.D. onde são desenhadas tiras, subdivididas em vinhetas de tamanho variável.

LEGENDA: breve texto narrativo colocado sobre a imagem. (Cartucho - quando colocado entre duas vinhetas)

BALÃO: convenção específica da B.D.. Serve para integrar graficamente o texto dos diálogos e/ou o pensamento das personagens. O contorno do balão pode ajudar a exprimir o conteúdo do texto.

METÁFORAS VISUALIZADAS: São convenções gráficas que servem, por exemplo, para expressar o “estado de espírito” da personagem.

ONOMATOPEIAS: registos gráficos que nos sugerem o som resultante de uma acção

SIGNOS CINÉTICOS: convenções gráficas que têm como objectivo dar a ideia de movimento.

A B.D. recorre, a um conjunto de códigos visuais e cinéticos que aumentam a comunicação e a intensidade expressiva das cenas relatadas nas vinhetas.

A B.D. explora algumas das características fundamentais da linguagem do cinema. O desenvolvimento narrativo da história, embora em desenhos fixos, sem movimento real, explora um ritmo e movimento muito fortes, recorrendo às técnicas narrativas importadas do cinema e os seus planos.

A representação gráfica do efeito de afastamento ou aproximação faz-se através de diferentes planos:

- Plano Geral: localiza o ambiente em que se desenrola a cena.

- Plano de Conjunto: localiza as personagens no cenário.

- Plano Médio: as personagens apresentam praticamente a altura as personagens aparecem cortadas à altura do joelho.

- Plano Americano: as personagens são cortadas pela cintura.

- Primeiro Plano: a aproximação já não é grande, porque as personagens são cortadas pelos ombros.

- Grande Plano: surge a sensação de grande intimidade com o personagem, só se vê o rosto.

- Plano de Pormenor: identifica um pormenor importante na cena. É uma aproximação profundamente informativa e cria um ambiente psicológico e uma atenção do leitor muito grande.

- Plano Picado ou Ângulo Picado: foca a acção de cima para baixo

- Plano Contra Picado ou Ângulo Contra Picado: a acção é focada de baixo para cima.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábula Curta


 

"Ai de mim!", disse o rato, "o mundo vai ficando dia a dia mais estreito".

     " Outrora, tão grande era que ganhei medo e corri, corri até que finalmente fiquei contente por ver aparecerem muros de ambos os lados do horizonte, mas estes altos muros correm tão rapidamente um ao encontro do outro que eis-me já no fim do percurso, vendo ao fundo a ratoeira em que irei cair".

"Mas o que tens a fazer é mudar de direcção", disse o gato, devorando-o.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

























Sem comentários:

Enviar um comentário